Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, foi realizado o Seminário Internacional "Fórum Social Rumo a Túnis". A Vida Brasil participou ativamente, compondo o Coletivo Baiano/FSM que, junto com o comitê nacional, foram os responsáveis pela realização do evento. Para Damien Hazard, coordenador da Vida Brasil e diretor executivo da Abong (Associação Brasileira de ONGs), debater o sentido do Fórum Social Mundial é de fundamental importância e responsabilidade dos movimentos sociais. Confiram artigo escrito por Damien e publicado no jornal da A Tarde, em que ele destaca o histórico do FSM e o seu atual papel (clicando aqui).
A preparação do Seminário começou desde outubro de 2014, quando a Vida Brasil iniciou o processo de mobilização junto aos movimentos sociais, para articular as ações do Coletivo Baiano, que assumiu o desafio de realizar o Seminário em janeiro de 2015.
Reunião do Coletivo Baiano/FSM, realizada na sede da Vida Brasil |
Confiram abaixo a reportagem realizada pela TVE Bahia/TV Brasil, antes da realização do Seminário.
O Seminário "FSM rumo a Túnis" contou com a participação de 235 pessoas oriundas de 130 organizações e movimentos, além de mais de 400 pessoas que acompanharam pela internet. Representantes do comitê organizador do FSM 2015 também estiveram presentes, tais como Hamouda Soubhi, Alaa Talbi e Gustave Massiah. Com base em uma metodologia participativa orientada por perguntas para as/os participantes, o evento apresentou diversos olhares sobre o percurso histórico do FSM, debateu o seu sentido hoje e abordou o seu futuro. Também foram debatidas e planejadas as atividades que serão propostas pelas organizações brasileiras durante o FSM 2015 em Túnis.
Confiram algumas matérias produzidas sobre o encontro:
"Seminário na Bahia prepara discussões que serão levadas ao FSM 2015", feita pela Abong.
"FSM reafirma seus princípios", feita pela Ciranda.
"Seminário em Salvador prepara FSM em Túnis", publicada no site da CNTU.
"Fórum Social Mundial fortalece movimentos na Tunísia", feita pela Seesp.
"Debates nortearam mudanças sociais, econômicas e repressão no FSM", feita pela Fundação Pedro Calmon.
"Abertura do FSM rumo a Túnis discutiu direitos sociais e ambientais em nível local e global", feita pela Fundação Pedro Calmon.
"Seminário FSM rumo a Túnis em imagens", feita pela Ciranda.
Além de diversas outras postagens feitas pelo site do World Social Forum.
Mesa de abertura do Seminário "FSM rumo a Túnis" |
Os trabalhos do Coletivo Baiano/FSM e do Comitê Nacional seguem após o Seminário. As avaliações do encontro e debate sobre os encaminhamentos continuam, com o objetivo de mobilizar o maior número possível de delegados e delegadas para participarem do Fórum Social Mundial na Tunísia, de 24 a 28 de março.
Participem das redes sociais usadas para mobilizar e compartilhar informações relacionadas à participação da delegação brasileira no FSM:
Brasil no FSM (twitter)
Participaram da realização do Seminário "FSM Rumo a Túnis" o "GT FSM Brasil" e o Coletivo Baiano/FSM, representados pelas seguintes organizações e movimentos:
Abong, Apalba, Associação Cultural Aspiral do Reggae, Associação Manoel Faustino, Associação Cultural de Nova Saga, Cecup, CEMARAB, Ciranda, COCAS, Coletivo Baobá, Coletivo de Cultura, CONEN, CTB, CUT, Fdim, Fetim, Fórum Baiano LGBT, Fórum DCA, FLACSO, Geledés, Germen, Grupo de Teatro Dudu Odara, Grupo Tortura Nunca Mais, GT FSM Brasil, Instituto Palmares, IDHES, Instituto Paulo Freire, Movimento Paulo Jackson, Núcleo Cultural Níger Okan, Rede de Alimentação de Economia Solidária, SINDAE, União Brasileira de Mulheres, UNEGRO, Vida Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário