segunda-feira, 4 de maio de 2015

Handicap lança manual de acessibilidade, com consultoria da Vida Brasil

A Handicap International acabou de lançar o manual “Boas Práticas na Melhoria da Acessibilidade aos Serviços na Ilha de São Vicente”. O material é resultado de um trabalho realizado em Cabo Verde, que contou com a consultoria de Heron Cordeiro, arquiteto e coordenador do programa de Acessibilidade da Vida Brasil. A publicação integra o projeto “Defesa dos direitos do consumidor e utente em situação de deficiência em Cabo Verde”, executado pela Handicap.


Manual de Boas Práticas



Heron esteve em Cabo Verde em julho e agosto de 2014, participando do diagnóstico sobre as condições de acessibilidade em espaços e prestadoras de serviços públicos na ilha de São Vicente, e na capital Praia, na ilha de Santiago. O processo de diagnóstico participativo contou com a mobilização de um grupo estratégico que, coletivamente, indicou três empresas de serviços públicos para serem avaliadas. Elas prestam serviços de eletricidade e água; transporte público urbano; e transporte marítimo.

Vista de Mindelo (ilha de São Vicente), uma das cidades diagnosticadas


Em seguida, foram diagnosticadas as condições de acessibilidade desses espaços, a partir de visitas às sedes dessas empresas e de seus veículos de transporte. Durante o processo, o consultor também realizou oficinas de formação e de elaboração de diretrizes para a implementação de política de acessibilidade com a participação de técnicos, empresários, representantes do poder público e de entidades de pessoas com deficiência. A partir dos dados coletados, foi produzido um material com recomendações para a solução dos problemas encontrados.

Todas as etapas contaram com a participação e consultoria de Heron Cordeiro. Ele resume a experiência como “Frutífera e enriquecedora, na qual podemos verificar muitas similaridades com a realidade da implementação da acessibilidade nas cidades brasileiras”.

Heron Cordeiro (camisa azul ao centro) durante diagnóstico de acessibilidade


Para sistematizar toda essa experiência, a Handicap Internacional, autora e coordenadora do projeto, publicou o Manual de Boas Práticas, elaborado por Heron. Quem tiver interesse em receber o manual no formato digital, basta solicitar através do email comunicacaovidabrasil@gmail.com .

A expectativa é de que o projeto executado em Cabo Verde, além do manual publicado, possam servir de inspiração e suporte para outros países.

Manual de Boas Práticas: sistematização do processo de diagnóstico e elaboração de recomendações. (clique para ampliar)



Quem desejar conhecer mais o projeto ou contratar os serviços de consultoria em Acessibilidade, oferecidos pela Vida Brasil, pode entrar em contato: 
55 71 3321-4688 / 3221-4382
email: salvador@vidabrasil.org.br. 

A sede da Vida Brasil está localizada na rua da Mouraria, 74, Nazaré, Salvador/BA.

Um comentário: