A Handicap
International acabou de lançar o manual “Boas Práticas na Melhoria da
Acessibilidade aos Serviços na Ilha de São Vicente”. O material é resultado de
um trabalho realizado em Cabo Verde, que contou com a consultoria de Heron
Cordeiro, arquiteto e coordenador do programa de Acessibilidade da Vida Brasil.
A publicação integra o projeto “Defesa dos direitos do consumidor e utente em
situação de deficiência em Cabo Verde”, executado pela Handicap.
Manual de Boas Práticas |
Heron esteve em Cabo
Verde em julho e agosto de 2014, participando do diagnóstico sobre as condições
de acessibilidade em espaços e prestadoras de serviços públicos na ilha de São
Vicente, e na capital Praia, na ilha de Santiago. O processo de diagnóstico
participativo contou com a mobilização de um grupo estratégico que,
coletivamente, indicou três empresas de serviços públicos para serem avaliadas.
Elas prestam serviços de eletricidade e água; transporte público urbano; e
transporte marítimo.
Vista de Mindelo (ilha de São Vicente), uma das cidades diagnosticadas |
Em seguida, foram
diagnosticadas as condições de acessibilidade desses espaços, a partir de
visitas às sedes dessas empresas e de seus veículos de transporte. Durante o
processo, o consultor também realizou oficinas de formação e de elaboração de
diretrizes para a implementação de política de acessibilidade com a participação
de técnicos, empresários, representantes do poder público e de entidades de
pessoas com deficiência. A partir dos dados coletados, foi produzido um
material com recomendações para a solução dos problemas encontrados.
Todas as etapas
contaram com a participação e consultoria de Heron Cordeiro. Ele resume a
experiência como “Frutífera e enriquecedora, na qual podemos verificar muitas
similaridades com a realidade da implementação da acessibilidade nas cidades brasileiras”.
Heron Cordeiro (camisa azul ao centro) durante diagnóstico de acessibilidade |
Para sistematizar toda
essa experiência, a Handicap Internacional, autora e coordenadora do projeto,
publicou o Manual de Boas Práticas, elaborado por Heron. Quem tiver interesse
em receber o manual no formato digital, basta solicitar através do email comunicacaovidabrasil@gmail.com
.
A expectativa é de que
o projeto executado em Cabo Verde, além do manual publicado, possam servir de
inspiração e suporte para outros países.
Manual de Boas Práticas: sistematização do processo de diagnóstico e elaboração de recomendações. (clique para ampliar) |
Quem
desejar conhecer mais o projeto ou contratar os serviços de consultoria em
Acessibilidade, oferecidos pela Vida Brasil, pode entrar em contato:
55 71 3321-4688 /
3221-4382
email: salvador@vidabrasil.org.br.
A sede da Vida Brasil está
localizada na rua da Mouraria, 74, Nazaré, Salvador/BA.
MUITO BOA INICIATIVA DA VIDA BRASIK
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