Homenagem da Vida Brasil ao grande líder bissau-guineense Aideler Spencer Gomes, do movimento de defesa dos direitos das pessoas com deficiência da Guiné Bissau.
Neste mês em que se comemora o dia internacional das pessoas com deficiência e o dia universal dos direitos humanos, a VIDA BRASIL homenageia Spencer Aideler Gomes, liderança do movimento das pessoas com deficiência da Guiné Bissau. No domingo 6 de novembro, há um mês atrás, a Vida Brasil perdeu um grande companheiro, uma pessoa iluminada, que estava alimentando as relações internacionais da nossa organização com o movimento em prol dos direitos humanos das pessoas com deficiência no continente africano.
Aideler Spencer Gomes era uma das principais lideranças do movimento das pessoas com deficiência na Guiné Bissau. Carismático, cantor, dotado de uma voz de locutor de rádio (o que também era), homem apaixonado pela vida e pela construção de um mundo mais justo e inclusivo, Spencer deixou o nosso mundo prematuramente, ainda jovem demais, sem que seus companheiros e companheiras de luta, sem que sua família, ou mesmo seus amigos e parceiros, tal como a Vida Brasil, pudessem entender naquele momento o ocorrido.
Nos últimos anos, Spencer foi uma das figuras marcantes da Federação das Associações de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Guiné Bissau. Ele acompanhou Damien Hazard, da Vida Brasil, ao encontro dos mais diversos atores do país africano, tanto em Bissau (capital) quanto em diversas regiões do interior. Dessa colaboração, iniciativa da organização de solidariedade internacional Handicap Internacional, surgiram dois projetos, hoje em curso: um voltado para promoção da educação inclusiva no setor autônomo de Bissau, e outro de fortalecimento do movimento das pessoas com deficiência na Guiné Bissau. Dessa relação, nasceu ainda uma profunda e sincera amizade.
A Vida Brasil quer homenagear esse grande líder e amigo e soma-se às inúmeras pessoas e organizações que lamentam sua partida. Envia sua solidariedade e seus pensamentos fraternos para família, sua esposa, seus dois filhos e sua mãe, assim como para as equipes das organizações FADPD/GB e da Handicap International na Guiné Bissau. Sua vida na terra não foi em vão. O seu legado continua bem vivo, seus ideais disseminados pela Guiné Bissau, pelo oeste africano e pelo mundo.
Obrigado, Aideler Spencer Gomes, por ter nos dado a oportunidade de caminhar ao seu lado: foi e continua sendo um imenso aprendizado. Obrigado e Adeus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário