Acessibilidade

O programa de Acessibilidade e promoção dos direitos da pessoa com deficiência da Vida Brasil foi iniciado na capital baiana em 1997, quando a organização introduziu de forma pioneira a acessibilidade como uma questão de direitos humanos. A ação levou em 1999 à criação da COCAS – Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador, uma rede de organizações da sociedade civil que atuou de forma incisiva durante 10 anos e quebrou a invisibilidade política e social da pessoa com deficiência, contribuindo para implementação de mecanismos e instrumentos nesse sentido.

Uma das principais estratégias do programa da Vida Brasil é o fortalecimento institucional das associações da área da deficiência e a capacitação de seus representantes. Entre os eixos de atuação do programa, está a formação das organizações que atuam na área da deficiência sobre acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência, mecanismos de controle social e participação política e gerenciamento de projetos, pesquisas, palestras e sensibilizações sobre o tema, projetos e orientações em acessibilidade.


Na área de acessibilidade e de políticas e projetos de desenvolvimento, a Vida Brasil é recorrentemente convidada para desenvolver assessorias especiais em nível nacional e internacional. As atividades já foram realizadas em países como Madagascar, Moçambique, Cabo Verde, Etiópia, Nicarágua e Ilhas Maldivas. A Vida Brasil também promoveu no Brasil consultorias em projetos arquitetônicos para o Instituto de Cegos da Bahia, Centro de Convenções da Bahia, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário