Serviços

Ao longo de seus 17 anos, a Vida Brasil acumulou experiência a partir da atuação em diversos programas. Os projetos relacionados à educação inclusiva, economia solidária, fortalecimento comunitário e acessibilidade são alguns dos que a organização participou, seja projetando, executando ou prestando assessoria e consultoria.
Abaixo, alguns dos serviços oferecidos pela Vida Brasil. Para solicitar a prestação de alguns desses serviços, basta entrar em contato: salvador@vidabrasil.org.br / 71 3321-4382.

ACESSIBILIDADE:

Serviços:
- Projetos de arquitetura e acessibilidade

- Projeto de sinalização acessível

- Seminários, cursos e palestras de acessibilidade e Direitos Humanos

- Oficinas de formação em acessibilidade e Direitos Humanos

- Assessoria e consultoria de projetos


Experiência:

Durante os seus anos de existência, a Vida Brasil tem feito assessorias e formações, dentre elas para a Prefeitura Municipal de Salvador, Tribunal Regional do Trabalho, Empresa Baiana de Saneamento (Embasa), associações e universidades, em nível nacional e internacional. 

Assessorias e Consultorias Internacionais

- Moçambique: Consultoria técnica na elaboração de projeto de acessibilidade para a organização Handicap International na cidade de Maputo e Matola. Em 2008, 2011 e 2012.

- Cabo Verde: Consultoria técnica na área de acessibilidade com formação, seminário e avaliação de projeto para a organização Handicap International, na cidade de Praia – Cabo Verde. Em 2010.

- Etiópia: Assessoria para projetos de desenvolvimento local com ênfase em acessibilidade, em Addis Abeba, Etiópia. Em 2009.

- Ilhas Maldivas: Assessoria técnica de apoio à Handicap Internacional e instâncias governamentais das Ilhas Maldivas para construção do Código Nacional de Obras, com a inclusão dos requisitos de acessibilidade baseados no princípio de desenho universal. Salvador, consultoria à distância – 2008.

- Nicarágua: Assessoria em Acessibilidade Urbana e políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, para a organização Handicap International na cidade de Esteli. Em 2004 e 2007.

- Madagascar: Assessoria em Acessibilidade Urbana e políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, para a organização Handicap International na cidade de Mahajanga. Em 2006.


Assessorias e Projetos

Elaboração de parecer técnico sobre as condições de acessibilidade das escolas públicas municipais de Salvador, junto com a Defensoria Pública - 2010.

Projeto de adequação de lay-out com acessibilidade para o governo do estado da Bahia – projeto Cita (Centro Integrado de Tecnologias Assistivas) – 2008.

Consultoria técnica em acessibilidade no quadro do Projeto do Centro tecnológico do Estado da Bahia CERTAA – 2007.

Instituto Anísio Teixeira (IATE) – Diagnóstico com orientações sobre a acessibilidade do edifício, e Projeto arquitetônico de acessibilidade - 2001.

Ministério Público Federal – Orientações e acompanhamentos acerca da acessibilidade das instalações dos edifícios públicos federais.

Ministério Público Federal - Assessoria como membro da COCAS (Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador) no que se refere às questões de acessibilidade de espaços públicos como o caso da reforma da Praça da Sé.

Ministério Público Estadual – Orientações para adaptação das instalações do prédio da Procuradoria Regional do Trabalho.

Aeroporto Deputado Luis Eduardo Magalhães – Orientações gerais sobre acessibilidade do ambiente construído.

Polícia Técnica - Orientações para construção de rampas de acesso ao prédio da Polícia Técnica.



Seminários, Cursos e Palestras

Oficina de acessibilidade e cidadania no TRT – Tribunal Regional do Trabalho – 2012.

Oficina de Acessibilidade e como lidar com pessoas com deficiência para servidores da Embasa – 2011.

A experiência da Vida Brasil em controle social e promoção da acessibilidade para as pessoas com deficiência no Brasil. Palestra dentro do Seminário de intercâmbio em Senegal/Dakar - 2010.

Acessibilidade, um direito à cidade – palestra na II Conferência estadual da pessoa com deficiência. Salvador – 2008.

Curso de multiplicadores em acessibilidade ao meio urbano para arquitetos e engenheiros. Parceria com o CREA/BA – 2006.

Oficina de acessibilidade e espaço público. III semana de Urbanismo da UNEB - 2006.

Oficina de Acessibilidade no Fórum Social Nordestino – FSNE - 2004.

Oficina de Acessibilidade no Fórum Social Baiano – 2004.

SEPLAM (Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Salvador) – Curso de Acessibilidade ao meio urbano para arquitetos e áreas afins, enfocando as normas técnicas de acessibilidade da ABNT / NBR 9050 – 2003.


Projetos arquitetônicos e urbanísticos*

Instituto dos Cegos da Bahia – projeto para a construção do novo prédio.

Instituto Steve Biko – Projeto de reforma e ampliação da nova sede.

Associação Vida Brasil – Projeto de ampliação e reforma da sede.

Fórum Social Mundial NE – Adaptação para o evento – projeto para instalações provisórias de acessibilidade no campus da UFBA.

Centro de Convenções da Bahia – Projeto para construção de elementos de acessibilidade interna.

Construtora Módulo – Projeto para acessibilidade de condomínios residenciais.

Senai – Projeto de acessibilidade para as instalações internas.


* Projetos independentes, elaborados pelos arquitetos Heron Cordeiro e Islândia Costa, que também atuam como coordenadores da Vida Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário