Sobre a Vida Brasil


A Associação Vida Brasil é uma Organização Não-Governamental, com sede em Salvador, fundada em 1996. Atua na área de direitos humanos e educação para a cidadania junto a crianças e adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e moradores do meio peri-urbano.

A Vida Brasil nasceu da aliança entre a ONG francesa Handicap International e o trabalho que vinha sendo desenvolvido por atores sociais em Fortaleza e Salvador. A ligação entre os grupos dessas duas cidades se deu em 1993, quando um programa de educação nutricional e de saúde passou a ser realizado em Fortaleza, e se intensificou em 1995, a partir do programa de reabilitação com base em comunidades e de uma oficina ortopédica, ambos em Salvador.

Desde então, as equipes uniram forças para criar uma entidade brasileira com o objetivo de valorizar as competências locais em ações de longo prazo, além de representar e reivindicar políticas públicas sobre interesses locais e nacionais. Assim, em 1996, surgiu a Vida Brasil.

Atrás da palavra "Vida", esconde-se a Valorização do Indivíduo e Desenvolvimento Ativo, por acreditar no potencial de cada pessoa de lutar pelo seu próprio desenvolvimento e conquistar sua cidadania. Os programas da organização atualmente situam-se em 4 áreas temáticas:

     acessibilidade;

     educação inclusiva;

     geração de renda e economia solidária;

     fortalecimento institucional e comunitário.



O respeito à diversidade humana em questões de raça, gênero e deficiência também está inserido de forma transversal em todos os seus projetos.





Missão:
A missão da Vida Brasil é valorizar e fortalecer, por meio da educação e da participação, indivíduos e grupos socialmente vulneráveis e excluídos, contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável, inclusiva e democrática.

Objetivos Sociais:
1. Contribuir para a redução das desigualdades sociais, possibilitando o acesso aos direitos fundamentais - à vida, à educação, à acessibilidade, ao trabalho digno, à alimentação sadia, ao direito do consumidor, à comunicação - fortalecendo o exercício da cidadania.

2. Contribuir para a criação e fortalecimento de espaços coletivos para estudos e debates políticos, com foco em acessibilidade, segurança alimentar, relações de consumo, economia solidária, organização comunitária e Direitos Humanos, visando influir na formulação e implementação de políticas públicas nos âmbitos local, regional e nacional.

3. Desenvolver e disseminar práticas e conhecimentos em Direitos Humanos, principalmente nas áreas temáticas de: segurança alimentar e nutricional, acessibilidade, economia solidária, organização comunitária, consumo responsável, comunicação e educação para a diversidade.

4. Fortalecer organizações da sociedade civil com as quais partilha princípios, valores e objetivos, qualificando sua intervenção nas áreas de acessibilidade, segurança alimentar e nutricional, consumo responsável, geração de trabalho e renda, economia solidária, comunicação, educação para diversidade e desenvolvimento comunitário.


Princípios Éticos:


Desenvolvimento pessoal – Promoção do autoconhecimento e da auto-estima como sustentação para as intervenções coletivas;


Teática - Construção de metodologias em que prática e teoria se intercalam e se complementam. Esse conceito parte da Consciênciologia e considera a teoria e prática indissociáveis. Significa priorizar a vivência e tê-la como base da elaboração teórica, como também viver à luz das nossas teorias, dos nossos princípios e valores, sempre refletindo sobre eles, analisando e teorizando;


Justiça - Busca da igualdade de direitos e eqüidade de raça, gênero, classe, situação de deficiência e orientação afetivosexual;


Autonomia - Negociação com os atores sociais de forma a estabelecer parceria e inter-relação entre todos;

Indivisibilidade dos direitos - Integração entre os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, de comunicação e de desenvolvimento a todos os indivíduos e grupos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário