Economia Solidária




Na área de geração de trabalho e renda, a Vida Brasil desenvolve o GERASSOL – Programa de Geração de Renda e Economia Solidária. Criado em 1997, o programa atua junto ao movimento social, na perspectiva de geração de trabalho e renda, economia solidária e de fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários, a exemplo da cooperativa de produção de alimentos Guia de luz, ou da Cooperativa Artemãos, composta por mulheres do bairro de Cajazeiras e voltada para produção de bonecas negras.

Em 2005 e 2007, a Vida Brasil foi a organização responsável pela coordenação do Mapeamento de Empreendimentos Econômicos Solidários na Bahia e no Ceará. Entre 2009 e 2011, o Mapeamento foi novamente coordenado pela Vida Brasil e realizado em cinco estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba. A iniciativa é uma ação nacional do Governo Federal. A Vida Brasil representa a Comissão Gestora Estadual do SIES – Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária na Bahia.




Gerassol

Atualmente, o projeto apoia, na Bahia, uma rede de empreendimentos solidários, além de participar de fóruns de discussão e proposição de políticas públicas. Como parte deste trabalho, coordena no estado o Mapeamento dos Empreendimentos da Economia Solidária, uma ação nacional do governo federal.



Cozinhas Solidárias

A Rede de Cozinhas Solidárias é um projeto da Vida Brasil, financiado pelo Governo do Estado da Bahia, através do Programa Viver Melhor. A sua proposta é fomentar a atuação conjunta das trabalhadoras da Rede de Alimentação e demais empreendedoras individuais e familiares, mapeadas em bairros da região metropolitana de Salvador.

O objetivo geral do projeto é inserir a população em condições de vida e trabalho dignas, a partir da busca pela democratização da produção e pela melhor distribuição de riqueza e renda para a erradicação da pobreza, tendo em vista a autonomia e emancipação econômica de mulheres trabalhadoras. Dessa forma, busca-se estruturar uma Rede de Cozinhas Solidárias com a finalidade de fortalecer as empreendedoras individuais e seus familiares no arranjo produtivo da alimentação.


Metas:

- Fortalecer a infraestrutura produtiva de 280 trabalhadoras organizadas em 14 núcleos de produção, garantindo a adequação dos espaços físicos, a aquisição de equipamentos, de mobiliários e de material de consumo;

- Desenvolver ações de formação de assessoria técnica junto às trabalhadoras na área de organização da produção, da comercialização e da gestão;

- Promover o acompanhamento e a qualificação técnica necessária à execução das atividades técnicas e administrativas da Rede de Cozinhas Solidárias;

- Fomentar e acompanhar trabalhadoras a serem integradas e identificadas à Rede de Cozinhas Solidárias;

- Promover a compra coletiva de produtos da agricultura familiar rural e urbana, pequenos varejistas, pescadoras e marisqueiras.


Principais ações:

- Estruturação dos espaços de produção – Cozinhas solidárias;

- Assessoria técnica e formação/qualificação técnica para a produção, comercialização e gestão;

- Apoio ao processo de comercialização – articulação de mercados e apoio à logística de distribuição;

- Articulação de uma rede de fornecedores;

- Apoio para acesso ao crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário