sexta-feira, 24 de julho de 2015

Da Bahia para Marrocos: a Vida Brasil assessora o Coletivo Marroquino das Organizações de Pessoas com Deficiência

Mais um trabalho de cooperação internacional da Vida Brasil em prol dos direitos das pessoas com deficiência. Desta vez, foi lançado em Marrocos, no Norte da África, o “Guia metodológico sobre técnicas de incidência, desenvolvimento inclusivo e a animação participativa” (Guide méthodologoque sur les techniques de plaidoyer, développement inclusif et animation participative). O trabalho é fruto da colaboração entre a Vida Brasil e o Coletivo Marroquino para Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que reúne as principais organizações de pessoas com deficiência de Marrocos. A ação é parte de um projeto maior de fortalecimento das organizações marroquinas de pessoas com deficiência, desenvolvido pelo Coletivo Marroquino com o apoio da União Européia.



O trabalho de assessoria da Vida Brasil passou por dois momentos. No final de outubro de 2014, Damien Hazard administrou em Rabat uma formação de 20 formadores, que tratou de pedagogia inclusiva, direitos humanos e das pessoas com deficiência, desenvolvimento inclusivo e estratégias de incidência sociopolítica.

O segundo momento foi a elaboração do Guia, destinado a orientar as praticas pedagógicas, técnicas e políticas dos representantes das organizações em questões de inclusão social. O guia foi construído com base nos trabalhos do programa de Acessibilidade da Vida Brasil e do Coletivo Marroquino, e constitui a principal ferramenta das pessoas formadas.

Damien Hazard (Vida Brasil) durante formação no Marrocos


Os militantes e profissionais de organizações de pessoas com deficiência e de movimentos sociais marroquinos, qualificados e agora assessorados pelo Guia, tornaram-se formadores: estão realizando este ano oficinas de sensibilização nas diversas regiões de Marrocos, contribuindo para disseminar juntos a lideranças na sociedade civil e representantes governamentais uma nova visão acerca das pessoas com deficiência, dos seus direitos e do desenvolvimento inclusivo.


A Vida Brasil orgulha-se desta parceria e desta assessoria em Marrocos, que amplia sua atuação em países africanos, além de estar profundamente relacionadas com a sua missão: “contribuir, por meio da educação e da participação, para construção de uma sociedade inclusiva, democrática e sustentável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário