sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é apresentada em Salvador com oficinas de Cordel

Chega a Salvador a oficina “Uma vida igual para todos no compasso do Cordel”, com o intuito de difundir a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A Convenção foi incorporada à legislação brasileira em 2009, com equivalência de emenda constitucional.

[inicio da descrição] cartaz com fundo texturizado. Na lateral esquerda lê-se "salvador". Na parte superior lê-se em letras marrons "Convenção das pessoas com deficiência em literatura de Cordel". Abaixo, há uma xilogravura - de autoria de Lara Brener - em preto e branco com três pessoas: um homem em pé tocando violão, uma mulher em cadeira de rodas dançando com um outro homem que está em pé. Abaixo, lê-se as informações: Onde? Auditório do PAF III da UFBA - Rua Barão de Jeremoabo, s/n, campus universitário de Ondina, Salvador-BA. Quando? 11/12/2015. Hora? 14h às 17h. Inscreva-se: cordelsalvador@libris,com..br. Saiba mais sobre a convenção: pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicações
[fim da descrição]


A oficina combina palestra e apresentação em literatura de cordel sobre o tema. Em Salvador, a oficina será realizada no dia 11 de dezembro, das 14h às 17h, no Auditório PAF III da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento também tem o objetivo de, com metodologias lúdicas, arte, poesia e música, multiplicar formadores de opinião para o combate ao preconceito.

A iniciativa é da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Para o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, "com essas oficinas, queremos ampliar a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência e integrá-las mais à sociedade”.


PROGRAMAÇÃO:

"Uma Vida igual para todos no compasso do Cordel"em Salvador

Data: 11 de dezembro de 2015

Horário: 14h

Local: Auditório do PAF III da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Endereço: Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Campus Universitário de Ondina. Salvador - BA.

Entrada gratuita. É necessário se inscrever pelo e-mail cordelsalvador@libris.com.br


A CONVENÇÃO

Com o objetivo de assegurar os direitos das pessoas com deficiência, o Governo do Brasil ratificou, por meio do Decreto Federal n° 6.949, de 25 de agosto de 2009, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Entre os princípios da Convenção estão o respeito pela dignidade inerente, a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade, a igualdade de oportunidades e a acessibilidade. Em 2012, foi editada a Convenção no formato de literatura de cordel, poesia popular composta por rimas e estrofes, para leitura ou canto. Essa publicação traduz o conteúdo da Convenção de forma lúdica e serve como apoio para a apresentação das oficinas no projeto “Uma vida igual para todos no compasso do Cordel”.

Acesse o link da Convenção e outras publicações da Secretaria de Direitos Humanos, clicando aqui.  
Curta também a página no Facebook, clicando aqui.


ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Ex-Libris Comunicação Integrada: (61) 3264-6089

Jamile Rodrigues: brasilia@libris.com.br -(61) 9880-1337
Emiliana Rodrigues: emiliana@libris.com.br – (61) 8276-1916
Guilherme Costa: guilherme@costa.com.br – (61) 8209-1607
Bruna Hercog - bhercog@gmail.com - (71) 98864-1906

Nenhum comentário:

Postar um comentário