quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Fórum Social de Porto Alegre é realizado, com participação do Coletivo Baiano/FSM

Aconteceu em Porto Alegre, entre 19 e 23 de janeiro, o Fórum Social Temático (FST), comemorando e refletindo sobre os 15 anos de Fórum Social Mundial (FSM), cuja primeira edição também aconteceu na capital gaúcha, em 2001. 

Da Bahia, uma delegação de 14 pessoas que integram o Coletivo Baiano do FSM participou do evento, representando diversos segmentos, dentre eles: movimento negro, ambientalista, de pessoas com deficiência, de moradia, povos tradicionais, sindical e de Economia Solidária.

Para Damien Hazard, coordenador da Vida Brasil e diretor executivo da Abong, a reinvenção do FSM deve ter como base estratégias traçadas no plano local. Ele destacou que a participação da delegação baiana revela a existência de dinâmicas estaduais no Brasil, independente das articulações nacionais e internacionais. Para Damien, o balanço do FST foi positivo pois “envolveu uma diversidade de movimentos e organizações do Brasil, da América Latina e do mundo, e contribuiu para vários processos de convergência, tais como os movimentos negro, de idosos, economia solidária ou do direito à cidade”. Ele ainda destacou o maior envolvimento de organizações da sociedade civil em debates de interesse comum, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030. 


Coletivo Baiano/FSM na Marcha de Abertura
Abaixo, diversas publicações relacionadas ao Fórum Social Temático de Porto Alegre (clique no título para acessar a publicação original):

Marcha de Abertura (por Vinícius Borba – Comunicação Colaborativa FSMT 2016)
Vídeo com imagens e entrevistas durante a Marcha de Abertura do FST.

Reportagem sobre o FST (por Jornal Correio do Povo)
Entrevista com o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, discutindo a crise da democracia; cobertura do Jornal Boca de Rua, realizado por moradores de rua; entrevista com Damien Hazard sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030.

“Durante o Fórum Social Temático, mulheres negras trouxeram para uma roda de conversa as diversas experiências que marcaram suas vidas e o processo de construção da própria identidade”

Entrevista com Mauri Cruz, coordenador do comitê organizador do FST, fazendo um balanço da realização e resultados do Fórum.

Artigo de Bia Barbosa sobre a necessidade de reivenção do Fórum e do desafio de agregar novos sujeitos políticos.

Reportagem sobre os temas abordados no Fórum, tais como os programas policialescos, violência, acesso à informação, democracia e diversidade.

Ativistas e militantes defenderam, durante o Fórum Social Temático de Porto Alegre, a manutenção da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Artigo escrito por Mauri Cruz, destacando a carta de compromisso dos movimentos sociais aprovada durante o FST.

Plenária Final do Fórum Social Temático (por Vinícius Borba – Comunicação Colaborativa FSMT 2016)
Reportagem sobre a plenária final e a aprovação da Carta de Compromisso do FST, com imagens e entrevistas.

Trecho do encerramento do show do grupo Alabê Ôni, integrando a programação cultural do FST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário