quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Semana pela Democratização da Comunicação foi realizada na Bahia



No mês de outubro, diversos municípios baianos promoveram atividades para comemorar a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. A partir de uma articulação realizada pelo CBCom – Coletivo Baiano pelo Direito à Comunicação, com apoio da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), foram firmadas parcerias com organizações, escolas, professores e estudantes universitários, que contribuíram para a realização de oficinas, seminários e rodas de diálogo. O IRDEB também apoiou a Semana, divulgando a programação na Rádio Educadora e pautando o debate nos programas da TV Educativa.

O evento, realizado anualmente em diversos estados, tem o objetivo de pautar a sociedade para o debate em torno do direito à comunicação. De acordo com Alex Hercog, membro do Intervozes e da Vida Brasil, que também compõem o CBCom, a atual conjuntura política do país demanda um aprofundamento nas discussões sobre a comunicação. De acordo com Alex, “esse cenário torna ainda mais relevante discutir as formas para tornar a nossa mídia democrática, sem oligopólio, com uma legislação moderna, uma regulação econômica e fomentando o fortalecimento da comunicação pública e das mídias alternativas”.

Para Ana Flávia, da CIPÓ, a Semana pela Democratização da Comunicação foi importante por pautar um debate pouco discutido pela sociedade. “Acho que a maior importância da Semana foi levar o tema ao conhecimento da população, nos espaços mais diversos”, afirmou Flávia. Para ela, esse ano houve um interesse maior pelo assunto, por se relacionar com questões presentes no atual momento político do país.

Salvador
Na capital baiana, foram realizados três seminários. Em parceria com a Faculdade de Educação da UFBA e integrando o projeto “Polêmicas Contemporâneas”, foi debatido os meios de comunicação na América do Sul, com a presença de Alex Hercog (CBCom), Flávio Gonçalves (diretor do IRDEB) e da professora Gil Moreira (UNEB/Seabra). Para o professor Nelson Pretto, a universidade pública “tem a obrigação de se debruçar sobre o tema da comunicação, que é um dos mais importantes do contemporâneo, em função do que ele representa para a formação da cidadania”.

Na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a ciberativista argentina Florencia Goldsman discutiu o Marco Civil da Internet no Brasil, a democratização da comunicação, ciberativismo e militância digital. Segundo Adriele do Carmo (Coletivo Novos Baianos/UNEB), “em tempos de recessão e desgoverno, debater mídia livre é encontrar formas de nadar contra a corrente”.



Já na Unifacs, foi debatido a relação entre o direito à comunicação e as novas tecnologias, com a participação do professor Márcio Ricardo, Dominique Azevedo (Coletivo Cacos), Talyta Singer (professora/UFRB) e do jornalista Thiago Ferreira (CBCom). Para Thiago Ferreira, que trouxe a experiência da Mídia Ninja e Jornalistas Livres, a importância dessas novas tecnologias e mídias digitais alternativas contribuíram para revelar “a democracia como lugar de dissenso”.

Além dos seminários, o CBCom também promoveu atividades em escolas públicas. Na escola Luiza Mahin foi realizada uma oficina de audiovisual com crianças, ministrada por Emilae Sena (Renajoc/Agência de Comunicação do Subúrbio) que classificou como motivadora a atividade – “é instigante ver como as crianças estão conectadas com a comunicação e com vontade de produzir conteúdo”, afirmou Emilae. Já no colégio Polivalente, localizado no Nordeste de Amaralina, Bruna Hercog (CBCom) e Naiara Leite (Instituto Odara/CBCom) realizaram oficinas de fanzine com jovens estudantes.

Ocupações em Santo Amaro e Vitória da Conquista
Com a UFRB de Santo Amaro e a UESB de Vitória da Conquista ocupadas por estudantes contrários à PEC 241, as atividades ocorreram nas próprias ocupações. Em Santo Amaro, uma atividade cultural contou com discussões sobre a narrativa que o governo tem usado a partir de campanhas nos meios de comunicação para defender a PEC 241. Laís Macedo, do CBCom, aproveitou o ato e deu uma palinha musical.



Já em Vitória da Conquista, Alex Hercog (CBCom) discutiu o direito à comunicação, destacando o processo histórico que resultou no atual sistema midiático do país. Alex também aproveitou para dar sugestões de como a ocupação deveria se relacionar com a mídia tradicional e alternativa da cidade, além de destacar o papel estratégico que a comunicação terá para o sucesso das ocupações.

Alagoinhas, Coité e Feira de Santana
No município de Alagoinhas aconteceu uma oficina de audiovisual ministrada por Emilae Sena e Everton Nova (Mbot/CBCom), que destacou que muitos dos participantes nunca tinham discutido o papel da mídia e o direito à comunicação.

Já em Conceição do Coité, ocorreu o II Seminário de Radiodifusão Educativa, além de aulas públicas que discutiram questões como comunicação e democracia, promovidas pelo professor Moisés dos Santos Viana. De acordo com Moisés, as atividades trouxeram elementos “de uma crítica ao entendimento da comunicação enquanto mercadoria, produção de informação e outros bens simbólicos para adesão e adequação às ideologias capitalistas, à visão de mundo e imagem da realidade”.



Em Feira de Santana, aconteceu o seminário “Como você se vê na mídia? Um debate sobre a democratização da Comunicação”, numa parceria do CBCom com o Levante Popular da Juventude e estudantes da Faculdade Anísio Teixeira. O evento, que contou com um público de mais de 100 pessoas, teve a participação do radialista Gerinaldo Costa, da estudante Lorena Carneiro (Levante Popular), do jornalista Roberto Paim, de Alex Hercog (Intervozes/CBCom) e de Morgana Damásio (Revista Afirmativa), com a mediação da professora Daniela Ribeiro. O debate discutiu, além da representatividade na mídia, as ferramentas para se democratizar os meios de comunicação.

Construção Coletiva
Mais uma vez a Semana pela Democratização da Comunicação foi realizada a partir da articulação e parceria do CBCom com diversas entidades. Ajudaram a construir as atividades da Semana: Agência de Comunicação do Subúrbio, CESE, Cipó, Coletivo Novos Baianos, Coletivo Tela Preta, Faced/UFBA, Faculdade Anísio Teixeira, Instituto Mídia Étnica, Instituto Odara, Intervozes, Levante Popular da Juventude, MBot, OcupaUFRB, OcupaUESB, Renajoc, Revista Afirmativa, Revista Gambiarra, UNEB, UNIFACS e Vida Brasil.


Mais detalhes sobre tudo o que aconteceu durante a Semana, basta acessar: www.facebook.com/cbcom2015 e www.cbcom3.blogspot.com.br


Link para o TVE Debate sobre a Democratização da Comunicação, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário