segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019


UMA CONQUISTA DA QUAL PARTICIPOU A VIDA BRASIL: APROVAÇÃO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA GUINÉ-BISSAU

Fotografia da câmara técnica, 
sociedade civil e governo
No último dia 18 de dezembro de 2018, a Estratégia Nacional de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Guiné-Bissau (ENIPD-GB) foi apresentada publicamente pelas organizações da área da deficiência e aprovada em seguida pelo governo daquele país. Com esse ato, um passo histórico e fundamental foi realizado para promoção dos direitos das pessoas com deficiência na Guiné-Bissau.

A construção e aprovação de uma estratégia nacional de ações para esse segmento é uma reinvindicação de longa data do movimento social, e mais especificamente da FADPD/GB - Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Guiné-Bissau. É o resultado de anos de construção que mobilizaram diversas organizações, de todas as regiões do país, mas também da cooperação internacional, a exemplo da entidade francesa Humanidade & Inclusão (novo nome de Handicap International, ou HI) e da entidade italiana AIFO, ambas presentes no país africano.

Esta também é uma conquista e um resultado do trabalho da Vida Brasil, que atuou intensamente nesses últimos anos como consultora no país africano em diversas frentes: elaboração de projetos de fortalecimento do movimento das pessoas com deficiência e de promoção da educação inclusiva; formação de profissionais e atores sociais em acessibilidade, em animação inclusiva e em políticas públicas; realização de pesquisas (a exemplo de um estudo em curso sobre a violação dos direitos das crianças com deficiência na Guiné Bissau), elaboração de guias metodológicos, notadamente em acessibilidade; e finalmente co-redação e finalização da Estratégia nacional de inclusão de pessoas com deficiência.

A ENIPD-GB, em conformidade com as exigências da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) ratificada pela Guiné-Bissau em 2014, surge para responder à necessidade de implementar uma política ampla de promoção de direitos para um segmento caracterizado pela violação ampla dos seus direitos. As pessoas com deficiência na Guiné-Bissau encontram-se nas camadas mais vulneráveis da população e as que menos conseguem exercer os seus direitos. Seu acesso a serviços públicos de saúde, educação, trabalho, assistência social, lazer, cultura e desporto entre outros, é extremamente reduzido. Meninas e mulheres com deficiência, ou pessoas com deficiência nas regiões, por exemplo, enfrentam uma interseccionalidade das discriminações, com maior vulnerabilidade e exclusão.

Vale ressaltar que a elaboração desta estratégia seguiu uma metodologia participativa e inclusiva. Foi criada uma Comissão Técnica composta por diferentes atores, sob a tutela do Ministério da Família, Mulher e Solidariedade Social. Informações qualitativas foram recolhidas no Setor Autónomo de Bissau e nas sete regiões administrativas (Biombo, Cacheu, Oio, Bafatá, Gabu, Quinara e Tombali). A Vida Brasil assessorou a comissão técnica para estruturação, redação e finalização da ENIPD.

fotografia da reunião mostrando pessoas 
com deficiência e suas associações 
O objetivo geral da ENIPD é: Contribuir para a Promoção dos direitos, da participação e a inclusão efetiva das pessoas com deficiência na sociedade. No contexto da Guiné-Bissau, desdobra-se em 8 objetivos específicos, e conta com mais de 70 ações estratégicas divididas em seis eixos de intervenção, interligados e complementares:
1)      Direitos Humanos
2)      Acessibilidade
3)      Educação, formação e emprego
4)      Saúde
5)    Desporto e Cultura
6)      Monitoria e Avaliação

Um Plano de ação da ENIPD, sob forma de tabela, apresenta o conjunto das estratégias, seus respectivos eixos e ações estratégicas, seus resultados esperados, indicadores de desempenho e seu cronograma indicativo de execução.

Vida Brasil se soma ao entusiasmo dos seus parceiros africanos para celebrar essa conquista. Em um período de tantas incertezas para o mundo, são momentos e fatos como este que alimentam a esperança e as lutas.
Fotografia de grupo com os participantes da reunião do ato de aprovação
da estratégia de Inclusão das pessoas com deficiência em Guinè Bissau



Nenhum comentário:

Postar um comentário