quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Vida Brasil: Retrospectiva 2013

A Vida Brasil deu uma parada no dia 20/12 e volta 06 de janeiro de 2014. Com 2013 chegando ao fim, é hora de relembrarmos tudo o que aconteceu nesse ano.
Janeiro começou com uma boa novidade: projeto de Cozinhas Solidárias, coordenado por Débora Rodrigues. A partir da experiência que já vinha sendo desenvolvida há alguns anos com as cooperativas da Rede de Alimentação, a Vida Brasil foi contemplada pelo Programa Vida Melhor, da SEDES/Governo do Estado da Bahia, para ampliar suas ações. Com isso, a Vida Brasil passou a executar o projeto de Cozinhas Solidárias, ampliando para 14 os núcleos cooperativos do ramo alimentício, oferecendo assessoria técnica e infra-estrutura para os empreendimentos já existentes e outros que foram formados. As cozinhas do Bairro da Paz, de Dias D´Ávilla e da Pituba/Nordeste já foram inauguradas, além da Rango Vegan que recebeu uma reforma e doação de novos equipamentos. Nas próximas semanas a previsão é que todos os núcleos sejam inaugurados.
Cozinha do Centro Comunitário da Pituba, do núcleo do Nordeste de Amaralina

O Projeto Buscapé também continua! Ao longo de 2013 foram diversas oficinas de arte-educação, ministradas pelos instrutores Jorge Conceição e Paulo Roberto, e de fabricação de instrumentos musicais com Roberto Aranha e Osias dos Anjos. As atividades foram coordenadas por Ametista Nunes e realizadas na escola municipal Luiz Rogério, no bairro de Castelo Branco. Os meninos e meninas da escola tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar instrumentos percussivos e debater temas ligados a questões de gênero, etnia e sexualidade, além de conhecer melhor o Estatuto da Criança e do Adolescente. E pelas ruas de Irará, a Banda Purificaiyê marcou presença no Dia da Consciência Negra, além de realizar diversas apresentações durante o ano.
Estudantes do col. Luiz Rogério, que participam do Buscapé!

Na semana do dia 21 de Setembro, Heron Cordeiro, Islândia Costa e Damien Hazard participaram de diversos seminários e entrevistas em tv e rádio, para debater o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Já no dia 3 de Dezembro, foi realizado o 16º Seminário de Acessibilidade e Cidadania de Salvador, promovido pela Vida Brasil e pela rede COCAS. O tradicional seminário discutiu temas como Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Transporte Acessível, contando com a participação de cerca de 200 pessoas, além de palestrantes do poder público e da sociedade civil.
16o Seminário de Acessibilidade e Cidadania de Salvador

Em novembro e dezembro, a Vida Brasil também participou de um projeto de pesquisa internacional, que tem como objetivo pesquisar e medir a participação das pessoas com deficiência no processo de desenvolvimento local e inclusivo em cidades de Madagascar, da França, em Québec (Canadá) e em Salvador. O monitoramento ainda está sendo feito e o resultado da pesquisa será encaminhado em janeiro para a Fondation Internationale de Recherche Appliquée sur le Handicap (FIRAH), que financia o projeto.
Projeto de pesquisa internacional aplicado pela Vida Brasil

Além desses projetos, a Vida Brasil desenvolveu em 2013 assessorias de acessibilidade e de participação em políticas públicas, com destaque para as oficinas que Damien Hazard ministrou em Angola, Tunísia e Marrocos e a avaliação de um projeto de acessibilidade em Moçambique realizada por Heron Cordeiro. A Vida Brasil também se fez presente em diversos seminários, fóruns audiências públicas e atividades de organizações parceiras.
Assessoria para organizações de Angola

Em novembro, colaborou com a realização da Audiência Pública que mobilizou parlamentares para discutir a necessidade de um Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. A Vida Brasil também participou ativamente, com representante da Abong (Associação Brasileira de ONGs) no Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, da organização do FSM 2015 na Tunísia: promoveu juntos com parceiros a mobilização local e coordenou um intercâmbio de representantes de organizações baianas e brasileiras com organizações da região, durante o encontro em Tunis, no mês de março. Foram realizadas atividades conjuntas sobre temas como democracia participativa, acessibidade e direitos das pessoas com deficiência, e ainda enfrentamento ao racismo.
Vida Brasil

2013, portanto, foi um ano de muitas atividades e realizações. Agradecemos à equipe da Vida Brasil: Alain, Damien, Islândia, Heron, Ana, Débora, Ângela, Dulce, Jaílton, Alex, Sandra, Ametista, Jorge, Roberto, Paulo e Osias; aos que passaram por aqui nesse ano: Viviane, Cleide, Róbson, Thiago e Conceição; aos que nunca deixaram a Vida Brasil: Vanessa, Edmundo, Clevandira, Wilson, Bruna, Laila, Chico, Mário, Zélia, Rosana, Antônio, entre outras pessoas; às mulheres e homens dos grupos do Projeto de Cozinhas, do projeto Buscapé e de toda a rede COCAS; às instituições parceiras que apoiaram nossas atividades, tais como SEDES, Fé Criança, TDK, Vida Brasil France, Handicap International; a todas as pessoas, organizações e movimentos parceiros da Abong, da economia solidária, da acessibilidade e de defesa de direitos e bens comuns. Todas e todos, juntas e juntos, contribuíram para mais um ano de luta por uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Que 2014 seja ainda melhor que 2013!

Nenhum comentário:

Postar um comentário