quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Evento marca a inauguração da cozinha da ADOCCI e 13 de Junho

Na última sexta-feira, 10 de janeiro de 2014, foi inaugurada mais uma cozinha do Projeto Rede de Cozinhas Solidárias. A ADOCCI (Associação de Doceiras, Cozinheiras e Confeiteiras de Itapagipe) e a 13 de Junho estrearam a cozinha totalmente equipada, no Espaço Cultural Alagados, próximo ao final de linha do Uruguai, onde irão funcionar.

Inauguração da cozinha da ADOCCI e 13 de Junho


A inauguração contou com a participação dos moradores do bairro, da equipe da Vida Brasil, das trabalhadoras que atuam em outros empreendimentos pertencentes à Rede, das mulheres da ADOCCI e 13 de Junho, além de representantes do poder público, como a secretária Moema Gramacho e Ailton Florêncio (Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza).

O evento foi iniciado com uma apresentação musical do cantor Baby, morador do bairro do Uruguai. Em seguida, as mulheres da Rede de Cozinhas Solidárias foram convidadas para falar um pouco sobre os seus empreendimentos. Representantes das cozinhas do São Cristóvão, Pituba/Nordeste, COOPAED, Tempero da Paz, Guia de Luz, AMPLA e Tempero do Quilombo falaram do orgulho de serem cozinheiras e destacaram o caráter político desse trabalho, com as mulheres cada vez mais ocupando os espaços e buscando autonomia.

Ana Caminha (Guia de Luz)


Débora Rodrigues (Vida Brasil), que coordena o Projeto, parabenizou os empreendimentos e agradeceu aos responsáveis pela sensibilidade em apoiar essa iniciativa, que já vinha sido executada pela Vida Brasil há alguns anos, a partir da articulação com a Rede de Alimentação. A secretária Moema Gramacho (SEDES) também destacou que a atuação da Vida Brasil e a coordenação de Débora foram fundamentais para a existência desse projeto.

Representando a ADOCCI, Ana Suely fez um breve histórico do grupo: “mulheres, negras, da periferia!” e citou alguns desafios, sobretudo da necessidade de compreender as diferenças interpessoais, dentro de um grupo tão heterogêneo. Ela destacou a importância da Economia Solidária e concluiu: “É preciso somar e dividir. A soma de forças, para uma caminhada contínua. E dividir com respeito ao ser humano”.

Débora Rodrigues (Vida Brasil)


No final, os convidados tiveram a oportunidade de saborear o tempero da ADOCCI e 13 de Junho. Foram servidos caldinho de ovo de codorna, purê de abóbora com carne seca, além de cocada. O espaço já se encontra em funcionamento, servindo à comunidade e atendendo a encomendas.

A ADOCCI e 13 de Junho funcionam no Espaço Cultural Alagados, no final de linha do Uruguai.
Contato: 8722-7850 / 3398-2398 (Lígia/ADOCCI); 8806-1233 / 3313-4064 (Ana Suely/ADOCCI); 8659-3447 (Zulmira/13 de Junho).





Rede de Cozinhas Solidárias – A Rede de Cozinhas Solidárias é um projeto executado pela Vida Brasil. A proposta é formar empreendimentos que trabalhem com a produção de alimentos, com base nos princípios da Economia Solidária. Para isso, além da articulação dos grupos, estão sendo montados espaços para o funcionamento das cozinhas, que receberão um kit completo de equipamentos.

O projeto também prevê a realização de oficinas de formação política, nutricional, comunicação e de gestão, além do apoio para a comercialização dos produtos e da articulação para que os grupos atuem em rede.

O projeto é viabilizado pelo Programa Vida Melhor, através da SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), do Governo do Estado da Bahia.

.....

Para conferir o álbum de fotografias da inauguração, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário