terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O bloco Buscapé não desfilará no Carnaval 2015



São 18 anos do projeto Buscapé e pela terceira vez não haverá desfile no carnaval de Salvador.
Nos últimos anos, o Buscapé vem procurando formas de superar as dificuldades impostas por um carnaval cada vez mais privatizado e com poucos espaços para as manifestações culturais populares que não seguem a lógica dos grandes blocos e camarotes de Salvador. No entanto, os desafios são cada vez maiores, exigindo do Buscapé alternativas para continuar botando o seu bloco na rua.
Já foram 15 carnavais que o projeto coloriu as ruas do Pelourinho, promovendo o desfile de um dos blocos mais inclusivos e democráticos da cidade. Crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com ou sem deficiência, sempre tiveram a oportunidade de ocupar as ruas do centro histórico e traduzir em alegria e festa todo o trabalho político-pedagógico desenvolvido durante o ano inteiro pelas instituições que coordenam o Buscapé.
Durante os meses de dezembro e janeiro foram convocadas reuniões abertas, com o intuito de mobilizar as instituições parceiras, para discutir alternativas que pudessem garantir o desfile do Buscapé no carnaval 2015, diante da falta de recursos que atinge o projeto. Na última reunião, realizada no dia 30 de janeiro, participaram representantes do CAMA, CRPD/Obras Sociais Irmã Dulce, e da Vida Brasil. O desejo e os esforços para realizar o desfile não faltaram. O que faltou foi a garantia de recursos mínimos para pôr o bloco da rua. Diante dessa situação, foi decidido, de forma unânime, que o Buscapé não sairá no carnaval de Salvador nesse ano.
A frustração, no entanto, não significa desistência. Pelo contrário. A esperança de ver o Buscapé novamente colorindo as ruas Pelourinho continua. Por isso, foram encaminhadas na reunião algumas propostas de ação para serem desenvolvidas durante o ano, com o objetivo de mobilizar novas e antigas parcerias para o projeto, além de buscar formas de conseguir recursos que viabilizem a construção e a realização do desfile em 2016.
No começo de março retomaremos a mobilização com entidades, amigos, amigas, crianças e jovens, para que em maio possamos realizar um seminário para discutir o projeto e começar a reunir forças para que no próximo ano o carnaval de Salvador possa contar novamente com o desfile do Buscapé.
Lamentamos a impossibilidade do desfile nesse ano, mas temos a confiança de que um projeto com a história e a importância que o Buscapé tem na vida de tanta gente, possui condições para se revigorar e superar os desafios que o carnaval privatizado nos impõe.
Esperamos contar com todos e todas que fazem parte dessa história ou que querem ajudar a construir o futuro do Buscapé.
Um feliz carnaval a todos e todas.

As entidades da coordenação do Buscapé:

Associação Vida Brasil
Cama – Centro de Arte e Meio Ambiente
CAPD- Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência, das Obras Sociais Irmã Dulce
OIMBA – Oficina de Investigação Musical da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário