sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A Vida Brasil segue caminhando...

Em 2007 a Vida Brasil se associou ao CMC, articulação internacional de luta contra bombas de sub-munições. A história da organização também foi contada pela editora Karthala, através da publicação do livro “Identités et Handicaps”, de autoria da antropóloga canadense Francine Saillant. Houve também o lançamento do filme “Buscapé, um espaço para todos”. A Vida Brasil ainda participou da coordenação executiva do 2º Fórum Social Nordestino, organizado em Salvador.
No ano de 2008 foram realizados diversos seminários e oficinas, tanto em Salvador quanto em Fortaleza. Além disso, a Vida Brasil continuou prestando consultorias nacionais e internacionais, sobretudo na área de acessibilidade.
O mapeamento de empreendimentos em Economia Solidária, já realizado pela Vida Brasil, se intensificou em 2009, com parcerias com outros estados do Nordeste. Nesse mesmo ano, participou da coordenação e realização, junto com a comissão gestora, do Seminário de Informação de Economia Solidária. E no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a COCAS promoveu a Blitz da Cidadania, pelas ruas de Salvador.
Em 2010 ampliou a participação da Vida Brasil nos espaços que pautavam a Economia Solidária, ajudando a promover fóruns, conferências, além de dar continuidade no processo de mapeamento. A organização também passou a integrar a direção executiva (nacional) da Abong, a representando no Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, entre outros espaços. Neste mesmo ano, foi lançado o Guia de Acessibilidade e Cidadania de Salvador.
No carnaval de 2011 foi iniciado o projeto “Ecofolia Solidária”, com articulação do Governo do Estado em parceria com diversas organizações. A proposta era dar suporte às cooperativas e catadores de material reciclável durante o carnaval de Salvador. A Vida Brasil esteve presente no projeto, colaborando com a produção de alimentos distribuídos para os catadores, a partir da Rede de Alimentação. Foi realizado, ainda, o 15º Seminário de Acessibilidade e Cidadania de Salvador, e lançado o livro "Acessibilidade, uma questão de direitos humanos".
Em 2012, realizou o monitoramento dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil e na Bahia – trabalho fruto de um processo participativo envolvendo 14 organizações da área e coordenado pela Vida Brasil. O trabalho foi publicado no livro "Direitos Humanos no Brasil III - Diagnósticos e Perspectivas", no qual a Vida Brasil contribui com esse trabalho desde 2004. A organização também passou a integrar um projeto internacional que associa institutos de pesquisa e ONGs pelo mundo, para o desenvolvimento de instrumentos de medição da participação políticas de pessoas com deficiência. E no carnaval, além da reedição do projeto “Ecofolia Solidária”, as ruas do Pelourinho também festejaram o 15º desfile do Bloco Buscapé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário