terça-feira, 20 de agosto de 2013

O começo



Em 1996 nasceu a Associação Vida Brasil, fruto do encontro entre atores sociais de Salvador e Fortaleza e a ONG francesa Handicap International. Em 1993, essa equipe, na capital cearense, já atuava em um programa de educação nutricional e de saúde. Em 1995, os trabalhos se intensificaram, somando-se ao programa de reabilitação com base em comunidades e de uma oficina ortopédica, realizados em Salvador.
Essa relação estimulou a criação de uma organização brasileira, para se desenvolver um trabalho mais contínuo. E foi assim que em 1996 foi fundada a Vida Brasil, com sedes em Salvador e Fortaleza. A partir daí, a associação passou a monitorar dois programas da Handicap International: RBC e Oficina Ortopédica.
Em 1997 realizou o 1º Seminário de Acessibilidade de Salvador. Nesse mesmo ano nasceu o grupo Artemãos.



1998 começou com festa, alegria e luta por acessibilidade pelas ruas de Salvador, através do 1º Desfile do Bloco Buscapé, no carnaval. A Vida Brasil também assumiu a co-coordenação do Fórum Baiano de Direitos Humanos. E, para fechar com chave de ouro, inaugurou a sua primeira sede em Salvador, na rua da Gamboa de cima.
Em 1999 a Vida Brasil assumiu a direção regional (Bahia e Sergipe) da Abong – Associação Brasileira de ONGs, no período até o ano seguinte. Em 2004 e 2007 a organização voltou a assumir esse posto. Em 1999, foi criada a rede COCAS – Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador, formada por organizações ligadas ligadas à área da deficiência.
No ano de 2000 a Vida Brasil lançou a pesquisa sobre o nível de acessibilidade em Salvador e participou do movimento “Outros 500” (movimento de resistência indígena, negra e popular) que contestou as comemorações oficiais dos 500 anos do Brasil e apresentou para o mundo a versão popular da história brasileira e de sua invasão pelos colonizadores.
No início do novo milênio, em 2001, a organização participou do 1º Fórum Social Mundial em Porto Alegre e da publicação do livro “Salvador, Cidade Repartida”, em parceria com o grupo Tortura Nunca Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário