terça-feira, 24 de setembro de 2013

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado pela Vida Brasil


No dia 21 de Setembro foi comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Instituída em 1982 pelo movimento social brasileiro, a data virou oficial a partir de 2005, com a Lei 11.133. Por conta disso, a semana que antecedeu o 21/09 foi marcada por diversas atividades que impulsionaram o debate sobre acessibilidade e garantia de direitos.

A Vida Brasil, desde sua fundação, há 17 anos, atua com o programa de Acessibilidade e Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, coordenado pelos arquitetos Heron Cordeiro e Islândia Costa. Por conta disso, a organização participou de seminários, oficinas e entrevistas voltados às comemorações do Dia Nacional de Luta.

Na terça-feira, 17, Islândia Costa esteve no Programa Questão de Ordem, da Rádio Cruzeiro 590 AM, discutindo questões de acessibilidade. Ela falou sobre a atual situação urbanística de Salvador, as conquistas do movimento social por políticas públicas e a necessidade de um maior planejamento inclusivo – “A primeira barreira é a barreira do preconceito, de abrir nossas cabeças. Começas a trabalhar pensando que estamos trabalhando para toda a população. Observar mais. Aproveitar as práticas das pessoas com deficiência, para que a gente possa construir melhor, com mais riqueza. Porque a diversidade humana é uma riqueza”.

Já no dia 18, o DETRAN/BA realizou o Transitando, com a mesa “Acessibilidade no trânsito para pessoas com deficiência visual”. O evento aconteceu na Livraria Cultura e contou com a participação de Islândia Costa que destacou a deficiência das calçadas, que prejudicam o deslocamento de pessoas com deficiência física e visual e a necessidade de uma urgente reforma nas ruas, para que todos possam trafegar com segurança. Ela também comentou sobre a aplicação de leis, como a que prevê a adaptação de toda a frota de ônibus de Salvador para atender cadeirantes, até o ano que vem – algo que dificilmente será cumprido, já que dados apontam que menos da metade da frota está de acordo com a lei.



Também participou do evento o representante do Instituto de Cegos da Bahia, João Bosco e o diretor de Trânsito da Transalvador, Marcelo Corrêa

Na quarta-feira, 19, Islândia Costa e João Bosco estiveram novamente debatendo acessibilidade, dessa vez na X Jornada CIP/ICB – Perspectivas para a inclusão da pessoa com deficiência visual, realizado pelo Instituto de Cegos da Bahia.

A mesa também contou com a participação do professor Teófilo Galvão Filho, que apresentou alguns recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, como a lupa eletrônica, o localizador sonoro de bagagens, o scanner leitor portátil e o dispositivo de transcrição em Braille. Além dele, também se apresentou a psicóloga Nadja Brunelli, que contou um pouco da experiência de educação inclusiva do IFBA, partindo do princípio da “acessibilidade atitudinal”. Já a pedagoga Luciana Damasceno apresentou algumas ferramentas tecnológicas utilizadas pelo Centro de Intervenção Precoce (ICB) para facilitar o acesso e aprendizado de pessoas com múltiplas deficiências.



Ainda no seminário, Islândia Costa apresentou alguns dados que revelam que o convívio com pessoas portadoras de deficiência é comum à maioria da população brasileira e que não pode negar a elas o direito à cidade. Ela destacou a importância da Arquitetura no planejamento de espaços devidamente acessíveis que contribuam para o deslocamento de pessoas, de forma segura e autônoma.

Na oportunidade, ela exibiu um vídeo que retrata as diferenças entre duas estações de trem na Áustria. Uma amplamente acessível e outra com quase nenhuma sinalização para deficientes visuais.




No dia 20, foi a vez de Heron Cordeiro participar do Seminário A Deficiência na Perspectiva dos Direitos Humanos, realizado pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), que também contou com a presença de Alexandre Barone (Superintendente da Secretaria da Justiça e Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia) e Pedro Camilo Neto (mestre em Direito Público).

Ainda na sexta-feira, 20, Damien Hazard, coordenador da Vida Brasil, participou de duas entrevistas, nas rádios Cultura AM 1140 e Cruzeiro da Bahia 590 AM.

Já Islândia Costa e Edmundo Xavier (conselheiro do COEDE – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência), estiveram no TVE Revista, programa ao vivo da TVE, sendo entrevistados. Eles destacaram a importância do 21 de Setembro para o movimento social e refletiram sobre a necessidade da implementação de políticas públicas voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência.



E na noite do dia 20, a mudança de estação foi celebrada com a Primavera no 2 de Julho, evento realizado pelo Movimento Nosso Bairro é 2 de Julho, com o tema “Dá pra andar no seu bairro?” e que inseriu o tema da acessibilidade em seu debate. Além da exibição de filmes e falas de diversos movimentos, a atividade contou com a presença dos representantes da Vida Brasil: Wilson Cruz, Damien Hazard, Islândia Costa e Heron Cordeiro.

A atividade ainda contou com uma descontraída oficina, onde os participantes e transeuntes do bairro puderam andar de cadeira de rodas e vendar os olhos, para experimentar as dificuldades que uma pessoa portadora de deficiência tem para se locomover na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário