quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Movimentos sociais defendem um novo Marco Regulatório

Foi realizada, no dia 25/09, uma coletiva de imprensa para divulgar a Nota Pública: “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e o controle da corrupção – o que está por trás do descaso do governo?”. A nota é assinada por 50 redes e 231 organizações, dentre elas a Vida Brasil.

O objetivo é a aprovação urgente do Marco Regulatório, que busque atualizar a legislação do setor para fortalecer a sociedade civil e avançar na descriminalização sofrida por diversas entidades. O que se busca é uma exigência de um maior controle e transparência nos convênios entre o poder público e as ONGs.

Como propostas, os signatários da Nota solicitam do governo federal: assinatura do decreto que aprimora o sistema de transferência financeira para as entidades da sociedade civil; encaminhamento do Projeto de Lei ao Congresso; e reconvocação e nomeação oficial do GT sobre o marco regulatório.

Para Damien Hazard, coordenador da Associação Vida Brasil e diretor executivo da Abong (Associação Brasileira de ONGs) a ausência de um Marco Regulatório “faz com que as ONGs sejam vítimas de criminalização, por causa de governantes inescrupulosos que usam algumas organizações para fins ilícitos, prejudicando a imagem do conjunto das ONGs”.


Para conferir a íntegra da Nota Pública e a relação das organizações e redes que assinam, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário