terça-feira, 13 de outubro de 2015

A Vida Brasil na construção da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação


De 14 a 21 de outubro, diversos estados irão promover a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. Na Bahia, a Vida Brasil vem contribuindo na articulação, mobilização e realização de diversas atividades em Salvador, região metropolitana e municípios do interior. Desde o começo de 2015, quando participou da criação do CBCom – Coletivo Baiano pelo Direito à Comunicação, a Vida Brasil vem ampliando a sua participação no movimento pela democratização da comunicação no país.

Por considerar a Comunicação e o papel da mídia fundamentais para a construção democrática e garantia dos direitos humanos, a Vida Brasil decidiu intensificar os esforços na promoção da Semana pela “DemoCom”. Para Alex Hercog, assessor de Comunicação da Vida Brasil, a atual crise política que o país vive exige uma reação dos setores progressistas: “o avanço das pautas conservadoras, a articulação política de setores historicamente anti-democráticos e o próprio recuo do governo federal aumentam a responsabilidade da sociedade civil na defesa e construção de uma democracia efetiva”. Nesse sentido, “democratizar a comunicação é um eixo fundamental na luta do movimento social, já que o oligopólio midiático existente no Brasil é composto, justamente, por empresas e famílias que apoiaram e se beneficiaram da ditadura militar, além de possuir um histórico de criminalização dos movimentos sociais”.

Em 14 de outubro, dia que abre a Semana pela DemoCom, a Vida Brasil irá promover uma roda de diálogo sobre direito à comunicação durante a reunião do Coletivo Baiano do Fórum Social Mundial. Nos demais dias, participará de diversas atividades em Salvador e no interior, como no encontro de comemoração do “Dia Nacional pela Democratização da Comunicação” (17/10, no Instituto de Mídia Étnica); na formação preparatória para o Encomum (15/10, na UNEB/Salvador); e no seminário “Democratização da Comunicação e terceiro setor” (22/10, Unifacs).

A programação completa da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação está disponível na página do CBCom:

Nenhum comentário:

Postar um comentário