terça-feira, 27 de outubro de 2015

Seminário em Salvador reúne movimento social internacional

No dia 29 de Outubro, das 9h às 18h, representantes do movimento social brasileiro e estrangeiro participarão do seminário “Diálogos Impertinentes: o Fórum Social Mundial (FSM) na construção de um outro mundo possível”. O evento, gratuito, irá ocorrer durante todo o dia e promoverá o diálogo entre os membros do Conselho Internacional do Fórum e representantes da sociedade civil baiana e brasileira.



O objetivo do encontro, que será realizado no hotel Vilamar (Amaralina), é fazer uma reflexão conjunta sobre a reinvenção do FSM e do seu Conselho Internacional, diante da atual conjuntura planetária. O debate irá recolher contribuições do movimento social brasileiro para a reunião fechada do Conselho, que acontecerá nos dias 30 e 31, também em Salvador.

O seminário contará com três rodas de diálogo. A primeira irá debater as conjunturas regionais e a solidariedade entre os povos, contando com representações curdas e palestinas. Na parte da tarde, a segunda mesa discutirá os atuais desafios do FSM e do processo de reestruturação do Conselho Internacional.

Alaa Talbi (quarto à direita), do movimento social tunisiano também estará presente. Recentemente a sociedade civil da Tunísia ganhou o Nobel da Paz, pela participação na Primavera Árabe e a luta por democracia

A última mesa de debates contará com membros do comitê organizador do Fórum Social Temático, que será realizado de 19 a 24 de janeiro, em Porto Alegre; e do Fórum Social Mundial 2016, que acontecerá em agosto, na cidade de Montreal, no Canadá. Os organizadores irão apresentar o processo de construção desses dois eventos.

Ao menos 50 participantes de fora da Bahia já estão confirmados, além de representações da América Latina, Canadá, Europa e África. Há a expectativa de contar com representantes do movimento social da Tunísia, que recentemente ganhou o Nobel da Paz pelo movimento de luta por democracia que ficou conhecido como “Primavera Árabe”.

Parte da delegação brasileira no Fórum Social Mundial 2015, realizado na Tunísia, em março.


Para Damien Hazard, coordenador da Vida Brasil, diretor-executivo da Abong (Associação Brasileira de ONGs) e membro do Comitê Internacional, o processo do FSM “está se reinventando na nova conjuntura de transformação acelerada do planeta”. Ele destaca a importância desse Seminário e da reunião do Conselho Internacional acontecerem em Salvador, pois, segundo ele, “a Bahia sempre teve papel importante no FSM e experimentou nos últimos anos um coletivo que soube se reinventar, na sua composição, na sua forma de vivenciar a diversidade e de fazer política, com uma radicalização das suas práticas democráticas”. Damien acredita que o movimento social baiano pode contribuir “com essa busca de ressignificação do FSM”.

O Seminário é promovido pelos Coletivos Brasileiro e Baiano do Fórum Social Mundial e pelo Conselho Internacional do Fórum, com os apoios da Abong (Associação Brasileira de ONGs), CTB, CUT, governo do Estado da Bahia e Associação Vida Brasil.

INSCRIÇÕES

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do envio de email para seminariofsmsalvador@gmail.com, contendo os seguintes dados: nome, gênero, instituição, cargo/profissão; além de email e telefone para contato.


Mais informações: 71 3322-0711 (Vida Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário