terça-feira, 3 de novembro de 2015

Salvador sediou Seminário Internacional que discutiu os rumos do Fórum Social Mundial

Foi realizado no dia 29 de outubro de 2015, em Salvador, o seminário internacional “Diálogos impertinentes: o Fórum Social Mundial (FSM) na construção de um outro mundo possível”. O evento contou com a participação de membros do conselho internacional do FSM, além de representantes do movimento social brasileiro e estrangeiro, como da Tunísia, Palestina e Curdistão.

Diálogos Impertinentes: O FSM na construção de um outro mundo possível

O evento reuniu cerca de 150 pessoas, que participaram das três rodas de diálogo que aconteceram durante todo o dia. No primeiro momento, foi apresentado um panorama de lutas pelo mundo. Questões como direito à moradia e o genocídio da população negra na Bahia foram abordadas pelos participantes.

Do ponto de vista global, o ativista Ismail Radwan discutiu a situação da Palestina, frente à negação de direitos e violência promovida pelo governo de Israel. Para ele, os palestinos estão sofrendo um massacre e precisam de apoio internacional. Na oportunidade, a plenária também citou o caso do brasileiro-palestino Islam Hamed, que desde 2010 está preso a pedido de Israel, acusado de ter atirado pedras contra colonos israelenses.

Gran Ozcan, do Curdistão

Representando o movimento social do Curdistão, estiveram presentes Yilmaz Orkan e Gran Ozcan, que apresentaram a grave situação do povo curdo, que ao mesmo tempo em que precisa evitar o avanço do Estado Islâmico na região, precisa resistir às ofensivas do governo da Turquia, que não admite a independência e autonomia do povo curdo.

Na parte da tarde, o foco do evento foi debater o presente e futuro do Fórum Social Mundial. Foram discutidas questões ligadas à necessidade de reestruturação do Conselho Internacional do FSM; à reinvenção do próprio Fórum; e os novos rumos e desafios que o FSM deve superar para continuar sendo um espaço de articulação dos movimentos sociais por todo o mundo.

Membros do Comitê Organizador do próximo FSM 2016, que será realizado no Canadá


Por fim, os organizadores do próximo Fórum Social Temático de Porto Alegre – que irá comemorar os 15 anos de FSM – e do FSM 2016, no Canadá, apresentaram os preparativos e propostas para esses próximos eventos.

Além das discussões sobre o futuro do FSM e os panoramas de lutas trazidos pelos participantes, o seminário também contou com diversas apresentações artísticas. Um momento emocionante ocorreu logo na abertura, com o espetáculo de dança promovido pelos artistas Cabral e Rocha, da ABDCR. Quem também se apresentou foram as poetisas Ametista Nunes e Ana Suely, além dos músicos Aloysio Ribeiro, Makonnen Tafari o cantor Kamaphew Tawá, que esteve no FSM da Tunísia, em março desse ano.

Espetáculo de dança com Cabral e Rocha

Para Damien Hazard (Vida Brasil e Abong), o Seminário foi um importante momento que propiciou a troca de experiências e reflexões entre pessoas e movimentos diversificados, atuando em distintos países e regiões do mundo, com lutas e causas diversas. Segundo ele, “o evento contribuiu para sensibilizar cada um(a) de nós sobre outras problemáticas sociais e ao mesmo tempo aproximou as pessoas, fortalecendo o sentimento de estarmos juntas/os na construção de um outro mundo, socialmente justo e ambientalmente sustentável”.

O seminário foi promovido pelos Coletivos Baiano e Brasileiro do Fórum Social Mundial e pelo Conselho Internacional do Fórum, com os apoios da Abong (Associação Brasileira de ONGs), CTB, CUT, Governo da Bahia e Associação Vida Brasil.


Registros
O Seminário foi transmitido ao vivo para todo o mundo, incluindo a reunião do Conselho Internacional, que ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro. Confiram:

Seminário: parte 1parte 2parte 3parte 4parte 5 
Reunião do Conselho Internacional: parte 1parte 14

Confiram as fotos do evento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário