sábado, 21 de março de 2015

Fórum Social Mundial: a Bahia em Túnis

Malas prontas. Rumo à Túnis.

Finalmente chegou a hora de discutir um outro mundo possível, com gente de todos os cantos.



A Vida Brasil se orgulha de participar e ajudar a construir mais um Fórum Social Mundial (FSM). Novamente o encontro será realizado na Tunísia, em sua capital Túnis. E o Brasil, precursor do evento, levará uma das maiores delegações, tendo a Bahia como um dos estados mais representativos.

Desde setembro, a Vida Brasil vem mobilizando o movimento social baiano em torno das discussões do Fórum. Desse processo, se formou o Coletivo Baiano/FSM, que deu continuidade ao projeto iniciado desde 2013, ano do último Fórum e que contou com uma expressiva delegação baiana.

Em 2015, o Coletivo Baiano assumiu a responsabilidade de realizar o Seminário Internacional preparatório para o Fórum Social Mundial, que ocorreu nos de 22 a 24 de janeiro, em Salvador. O evento reuniu representações do Brasil inteiro, além de membros do Comitê Internacional do FSM. O Seminário aprofundou diversos debates e serviu para articular ainda mais a mobilização em torno do Fórum.

Alaa Talbi, do Comitê Internacional do FSM, durante Seminário realizado pelo Coletivo Baiano e Comitê Nacional


Durante todo esse processo, diversas organizações foram se somando ao projeto e compondo o Coletivo Baiano. O resultado é que a Bahia terá mais de 40 representantes em Túnis, oriundos de diversos segmentos do movimento social e garantindo a diversidade de gênero, raça, geração e bandeiras de luta.

Bandeiras que representam a luta diária de cada entidade, mas que somam-se a todas as outras, formando uma unidade: a luta por um outro mundo possível. Um mundo sem racismo, sem homofobia, inclusivo, solidário, com equidade, sem concentrações fundiárias, midiáticas e de renda. Enfim, um mundo mais justo, participativo e democrático, onde todas as violências decorrentes das desigualdades, injustiças e intolerâncias sejam extintas.

Reunião do Coletivo Baiano/FSM, na sede da Vida Brasil


Violência que, infelizmente, foi sentida em Túnis há poucos dias do FSM, onde um atentado terrorista vitimou tunisianos e estrangeiros. Violência que, no Brasil, esteve recentemente nas ruas, através de discursos de ódio promovidos por manifestantes que pediam uma intervenção militar no país. Violência que é vista e sentida diariamente na Bahia, com uma política de segurança e um abismo social que promovem a morte de centenas de jovens, majoritariamente negros e negras.

E é para buscar formas de combater essas violências e suas causas, que o Fórum Social Mundial se configura como um espaço propício para discutir essas questões, conhecer experiências internacionais e ampliar as relações com pessoas e organizações que trabalham com uma perspectiva de mudança ao modelo atual de desenvolvimento, afundando em crises econômicas, políticas, ambientais e bélicas.

Para contribuir com esse intercâmbio, o Coletivo Baiano e a Vida Brasil também realizarão algumas atividades. No dia 25/03, às 4:30 (horário de Brasília – 08:30, horário de Túnis), o Coletivo Baiano promoverá a mesa “Água é Vida”, em que se discutirá diversas problemáticas transversais ao acesso à água. No mesmo dia, às 11h (horário de Brasília – 15, horário de Túnis), a Vida Brasil realizará a atividade “Desafios dos movimentos para implementação de políticas inclusivas e de acessibilidade”, apresentando experiências do Brasil e Norte da África.

Coletivo Baiano rumo ao Fórum Social Mundial


Além dessas atividades, diversas outras serão promovidas por entidades que pertencem ao Coletivo Baiano ou pela Delegação Nacional. Somando-se, assim, a uma programação ampla e diversificada que reúne experiências e discussões do mundo inteiro.

E é com o espírito solidário, disposto a trocar experiências, acrescentar, aprender e compartilhar, que o Coletivo Baiano embarcará rumo a Túnis, neste final de semana e retornará no dia 29 de março. A expectativa é de trazer uma bagagem pesada, carregada de experiência e conhecimento, para ser compartilhada com toda a sociedade. E a certeza de que a Tunísia, berço da Primavera Árabe e farol do processo de democratização no norte da África, ensinará muito à delegação brasileira e, da mesma forma, também aprenderá com tanto intercâmbio.


A partir de 25 de março, o mundo estará na Tunísia. E a Bahia se fará mais uma vez presente no continente em que estão fincadas as suas raízes. Rumo à África. Rumo à Túnis. Rumo à construção de um outro mundo possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário