quarta-feira, 8 de abril de 2015

Olhares sobre o FSM: a mobilização local (parte 01)

O Fórum Social Mundial (FSM) 2015 ocorreu entre os dias 24 e 28 de março em Túnis, capital da Tunísia. A Vida Brasil esteve presente no evento, realizando e participando das atividades, tal como em todo o processo de mobilização que antecedeu o Fórum. Na Bahia, a Vida Brasil colaborou com a construção do Coletivo Baiano/FSM, que reuniu diversas representações do movimento social baiano em torno do projeto de participação no FSM.

O Brasil em Túnis.


Desde o final do ano passado, foi retomada com mais intensidade a mobilização dos movimentos sociais da Bahia, com a realização de reuniões semanais na sede da Vida Brasil. Desse processo, surgiu o Coletivo Baiano/FSM. Junto com o Comitê Nacional, o Coletivo realizou em 22, 23 e 24 de janeiro, em Salvador, o Seminário Internacional preparatório para o FSM, que reuniu centenas de pessoas ligadas ao movimento social brasileiro, além de representantes tunisianos e marroquinos. E duas semanas antes do FSM, o Coletivo Baiano/FSM promoveu a roda de diálogo “Água é Vida”, que serviu como oficina preparatória para a atividade inscrita e realizada durante o Fórum.

Essa foi a trajetória da Vida Brasil e do Coletivo Baiano/FSM pré-FSM 2015, dando continuidade ao projeto do FSM 2013 e de toda a mobilização gerada desde a realização do primeiro Fórum Social Mundial, que ocorreu em Porto Alegre, em 2001.

Todo esse processo de construção coletiva resultou em bons frutos: a delegação brasileira foi a terceira maior do FSM, com mais de 200 pessoas, enquanto que a delegação baiana compôs cerca de um quinto desse total. A presença também se deu na realização de diversas atividades, participação em mesas internacionais, além do espaço denominado de “Casa Brasil”, que viabilizou a realização de diversas atividades autogestionadas, promovidas pelas entidades brasileiras. Importante destacar que o layout da Casa Brasil foi feito voluntariamente por Islândia Costa e Heron Cordeiro, arquitetos e coordenadores do programa de Acessibilidade da Vida Brasil.

Participantes acompanhando atividade promovida na Casa Brasil.


Essa ativa participação do Brasil na Tunísia também traduziu a expectativa que o movimento social brasileiro tinha em relação ao Fórum, de debater e apresentar propostas para construir um novo mundo possível.



E com o mesmo ânimo, o Brasil marcou presença na Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial, que reuniu cerca de 20 mil pessoas, tendo como destino final o Museu do Bardo, que uma semana antes foi alvo de um atentado terrorista que vitimou 22 pessoas. A diversidade de representações do movimento social brasileiro se somou à diversidade de cores, bandeiras, idiomas, sorrisos e lutas presentes na Marcha de Abertura.

   



 Esse foi o processo de mobilização do Fórum Social Mundial e o espírito coletivo que desembarcou em Túnis. Nos próximos dias, apresentaremos uma série de reportagens que trará os diversos olhares participantes do Fórum realizado na Tunísia: do Comitê Organizador, da Delegação Brasileira, do Coletivo Baiano/FSM, da Vida Brasil, e dos demais participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário