terça-feira, 30 de junho de 2015

Da Guiné-Bissau para Bahia: a volta

Por Damien Hazard

Cheguei em Salvador. Dois dias de viagem foram necessários. Na ausência de vôos diretos entre a capital, Bissau e o Brasil, voltei pelo mesmo caminho da ida: peguei a estrada de Bissau a Ziguinchor, no sul de Senegal, depois um avião até Dacar, outro até Lisboa e enfim o último vôo para chegar em Salvador! Ufa! Quando penso que um voo direto de Bissau até Salvador não demoraria mais do que 4 horas! Estamos tão perto e ao mesmo tempo ainda tão distantes. Mais do que geográfica ou cultural, a distância é simbólica e reflete um desconhecimento ainda vigente no Brasil em relação aos países africanos de língua portuguesa que, além da Guiné-Bissau, incluem Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique. O Brasil é para cada um deles bem mais próximo do que qualquer um deles parece estar para nós.



Acorda Brasil! Diversas organizações e movimentos brasileiros envolvidos estão fortalecendo a sua atuação em questões e articulações internacionais. A Vida Brasil está participando ativamente desse processo, como protagonista e como articuladora. Essa viagem de intercâmbio, que se acrescenta a diversas outras que a Vida Brasil realizou em múltiplos países principalmente africanos – o anterior foi na Tunísia, em março, na ocasião do Fórum Social Mundial 2015 - fortalece o nosso entendimento e a nossa percepção do quanto o papel da sociedade civil organizada é fundamental na construção de um mundo mais justo; do quanto a colaboração entre organizações de países distintos (mas em muitos aspectos próximos) pode apontar caminhos valiosos para todas e todos. Nossos destinos estão intrinsecamente ligados, de norte a sul e de sul a sul. Uma nova ordem mundial está sendo desenhada, aqui e lá, com a ameaça de intensificação da mercantilização da vida e dos bens comuns. Mas é também nesses momentos de transição e até de crise que novas possibilidades, rupturas e soluções podem surgir, com a participação da sociedade civil organizada.

A Guiné-Bissau acabou de completar um ano de regime democrático, no último dia 23 de junho. Após a independência de Portugal em 1974, liderada por Amilcar Cabral, o país teve a oportunidade de eleger vários presidentes, mas nenhum até então conseguiu completar o seu mandato. O último golpe de estado foi em abril 2012, quando os militares tomaram o poder. Foi notadamente a pressão internacional que levou a organização de eleições, em 2014. Desta vez, tudo indica que o atual governo completará o seu mandato. Esta é, pelo menos, a afirmação das diversas organizações da sociedade civil que tive a oportunidade de encontrar. As condições parecem favoráveis para construção de políticas nacionais e regionais de desenvolvimento mais inclusivas.



Tive o grande privilégio de poder viver na Guiné-Bissau real e presente, encontrar pessoas, grupos, instituições e organizações de todo país. Conhecer melhor Bissau, descobrir Cacheu, Canchungo, Oio... Conversar e ouvir os depoimentos de lideranças, arrepiantes e cativantes, de pessoas com deficiência acerca da sua história e da sua luta por direitos. Também viajei no passado da Guiné-Bissau, na sua história colonial e por independência, e me ajudou melhor entender o seu presente. Tive, enfim, o imenso prazer de tentar enxergar de frente o seu futuro, junto com atores guineenses das mais diversas esferas, e de ajudar a construir caminhos, planejando ações e construindo um projeto de mudanças, com base no possível e no necessário, e sem nunca desistir do sonho. Combinando, como dizia Gramsci, o pessimismo da razão com o otimismo da vontade.

É tudo isso que nos move, que nos dá vida! Em meio a tristezas daquelas e daqueles que partem (e a Vida Brasil perdeu duas pessoas queridas nesse período de volta para Bahia, Norinha e Samuca, que vão deixar muita saudade), há todas essas novas relações e construções que nos mantém vivas.

Guiné-Bissau, nossos agradecimentos por todos esses momentos! Estamos juntos!


Confiram o Álbum de Fotografias da viagem:
https://www.facebook.com/ong.vidabrasil/media_set?set=a.850107728392434.1073741844.100001796450784&type=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário